Veja abaixo os principais documentos e alguns trechos relevantes.
De acordo com o Art. 2º de seu regimento, o Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá orienta suas ações com base nos seguintes princípios e objetivos gerais:
Gerar, difundir e divulgar o conhecimento na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC);
Formar recursos humanos altamente qualificados, preparados para atuar no mercado de trabalho e na vida profissional;
Atender às demandas de formação e estimular a pesquisa científica e tecnológica no campo de TIC;
Realizar programas e projetos de extensão, promovendo a socialização do conhecimento produzido e contribuindo para o desenvolvimento da comunidade externa;
Buscar continuamente a melhoria da qualidade de suas atividades acadêmicas;
Propor, promover e executar programas de qualificação e atualização permanente para seu corpo docente e técnico-administrativo;
Planejar e avaliar continuamente suas ações, garantindo o alinhamento com sua missão institucional e com as necessidades da sociedade.
A educação superior ministrada na Universidade Federal do Ceará (UFC) tem por finalidade:
I – Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
II – Formar estudantes nas diferentes áreas de conhecimento, aptos à inserção em setores profissionais e à participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, bem como colaborar na sua formação contínua;
III – Incentivar o trabalho de pesquisa e de investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, assim como à criação e difusão da cultura;
IV – Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade;
V – Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional, possibilitando sua concretização com uma estrutura sistematizadora do conhecimento;
VI – Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, especialmente os nacionais e regionais, prestando serviços especializados à comunidade e estabelecendo uma relação de reciprocidade com ela;
VII – Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na UFC.
A avaliação de rendimento escolar dos alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) é regulamentada pelo Regimento Geral da instituição e segue critérios objetivos de assiduidade e eficiência, ambos eliminatórios:
Para ser aprovado, o estudante deve frequentar no mínimo 75% da carga horária da disciplina. Não é permitido abono de faltas.
A eficiência é verificada por avaliações progressivas (ao longo do semestre) e, se necessário, por avaliação final.
O aluno é aprovado diretamente se obtiver média aritmética igual ou superior a 7,0 nas avaliações progressivas.
Se a média for entre 4,0 e 6,9, ele deve realizar uma avaliação final.
Para aprovação nesse caso, deve obter:
Nota igual ou superior a 4,0 na avaliação final, e
Média final (avaliação final + média das progressivas dividida por 2) igual ou superior a 5,0.
Reprovação
O estudante será reprovado se:
Tiver média inferior a 4,0 nas avaliações progressivas;
Não alcançar a frequência mínima exigida;
Não atingir os critérios mínimos de aprovação após a avaliação final.
Rendimento na perspectiva do curso
Avaliado por meio de monografias, estágios, internatos ou atividades práticas equivalentes.
Para ser aprovado, o aluno deve:
Ter frequência mínima de 90% nessas atividades;
Obter nota mínima de 7,0.
Cabe aos monitores:
a) auxiliar os professores em tarefas que possam ser executadas por estudantes que já tenham sido aprovados nas respectivas disciplinas;
b) auxiliar os alunos, orientando-os em trabalhos de laboratório, de biblioteca, de campo e outros compatíveis com o seu nível de conhecimento e experiência das disciplinas;
c) constituir-se um elo entre professores e alunos, visando ao constante ajustamento da execução dos programas ao natural evolver da aprendizagem.
A ordem disciplinar deverá ser conseguida com a cooperação ativa dos alunos, por métodos que os levem a portar-se corretamente, menos como fuga a possíveis sanções que pela necessidade de velar, cada um, pela normalidade dos trabalhos como indispensável condição de êxito para si e para todos os membros do grupo.
As penas disciplinares abrangerão as seguintes modalidades:
a) advertência;
b) suspensão;
c) desligamento
Podem gerar advertência, suspensão ou desligamento:
Improbidade em trabalhos escolares (ex: plágio).
Inutilização ou retirada de avisos e documentos da universidade.
Retirada não autorizada de objetos ou documentos institucionais.
Dano ao patrimônio científico, cultural ou material da universidade.
Perturbação do funcionamento normal das atividades acadêmicas ou administrativas.
Agressão física ou moral a colegas ou servidores.
Agressão a professores ou membros da administração.
Ilícitos penais ocorridos na universidade ou com relação direta ao ambiente acadêmico